Sexta, 25 Agosto 2017 16:13
ESTREITANDO LAÇOS

Tesouro Estadual debate otimização da gestão financeira

Encontro incentivou percepções sobre pontos que podem impactar resultados econômicos de Alagoas

2º Encontro do Tesouro Estadual foi voltado para servidores fazendários nas áreas de finanças públicas, contabilidade e política fiscal 2º Encontro do Tesouro Estadual foi voltado para servidores fazendários nas áreas de finanças públicas, contabilidade e política fiscal Ascom Sefaz
Texto de Isabelle Monteiro

Superar um desafio e integrar setores. Esta é a missão do Tesouro Estadual com a implantação do Sistema Integrado de administração financeira e Contábil de Alagoas (Siafe/AL). Pensando em alinhar este trabalho de superação e equilíbrio, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/AL) promoveu, nesta sexta-feira (25), o 2º Encontro do Tesouro Estadual, voltado para cerca de 60 servidores fazendários nas áreas de finanças públicas, contabilidade e política fiscal.

Com a nova ferramenta de gestão orçamentária e financeira, mudança cultural e a ampliação do conhecimento sobre as atribuições de cada setor, foram temas que marcaram o encontro, o qual se firmou por promover o estímulo ao diálogo e a interação entre os participantes que compõem as superintendências e gerências do Tesouro.

“Por meio das atividades desta equipe que estamos conseguindo ter fôlego, ainda em um período econômico difícil. Isto é resultado de dedicação e compromisso com o trabalho minucioso, pois envolve análises, monitoramento e projeções constantes. Estamos trazendo modernização das ferramentas contábeis e promovendo capacitações para elevar ainda mais o nível do corpo técnico, trabalhos que farão grande diferença no desempenho e assim alcançarmos melhores resultados para Alagoas”, afirma o secretário de Fazenda George Santoro.

De acordo com a superintendente de Política Fiscal Monique Assis, a oportunidade serviu para falar sobre o trabalho de monitoramento e análises de indicadores fiscais e de composição e evolução dos gastos públicos, bem como das receitas do Estado de Alagoas, com a proposta de avaliar os impactos econômicos e financeiros da política fiscal, ressaltando os trabalhos que estão sendo realizados pelo setor.

“Além dos aspectos conjunturais, merece registro as atividades de natureza estrutural, pertinentes à elaboração de estudos e pesquisas voltadas ao aperfeiçoamento da política fiscal e, consequentemente, à promoção da sustentabilidade de longo prazo das finanças públicas”, ressalta.

Conquistas

Avanços obtidos desde o início da gestão em 2015 foram apontados no encontro como fruto de um trabalho minucioso do Tesouro para garantir o aumento da capacidade de investimentos do Estado e maior planejamento para uso e aplicação dos recursos originários de arrecadação, repasses federais e convênios.

Além da implantação do Siafe, a reestruturação e Lei Delegada; Criação da Secretaria do Tesouro, Superintendência de Política Fiscal e Gerência Especial de Dívida Pública e Convênios foram mencionadas como importantes conquistas.